segunda-feira, 20 de julho de 2009

PLATAFORMA FREIRE - MAPA DAS INSCRIÇÕES





UF Curso Vagas Disponíveis Vagas Solicitadas Percentual Solicitado
AM Formação Inicial 2.285 575 25,16 %
AP Formação Inicial 1.127 77 6,83 %
BA Formação Inicial 19.305 1.405 7,28 %
CE Formação Inicial 3.053 1.088 35,64 %
GO Formação Inicial 2.150 222 10,33 %
MA Formação Inicial 7.632 438 5,74 %
MS Formação Inicial 290 124 42,76 %
MT Formação Inicial 180 61 33,89 %
PA Formação Inicial 1.045 870 83,25 %
PB Formação Inicial 1.591 288 18,10 %
PE Formação Inicial 3.820 1.518 39,74 %
PI Formação Inicial 2.500 64 2,56 %
PR Formação Inicial 1.710 402 23,51 %
RJ Formação Inicial 804 1.308 162,69 %
RN Formação Inicial 458 47 10,26 %
RR Formação Inicial 120 6 5,00 %
SC Formação Inicial 1.560 266 17,05 %
Total 49.630 8.759 17,65 %

PLATAFORMA FREIRE -MEC

Professor sem licenciatura já pode escolher o curso e fazer pré-inscrição

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira, 30, que os professores da educação básica, que não têm licenciatura, já podem escolher um curso e fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire. São mais de 300 mil vagas para o período de 2009 a 2011. Só para o segundo semestre deste ano são 54 mil vagas em instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e comunitárias.

Veja aqui a reportagem.

De acordo com o ministro, a Plataforma Freire concretiza o acesso do professor à universidade, conforme prevê o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, lançado em 28 de maio. “São vagas carimbadas para os professores em serviço”, explica.

Para atender aos pedidos das secretarias estaduais e municipais de educação, que somam 331,4 mil vagas, o MEC organizou o ingresso nos cursos distribuídos entre 2009 e 2011. O investimento, segundo Haddad, será de R$ 1,9 bilhão, sendo R$ 250 milhões em 2009.

Além da participação do governo federal e das instituições públicas de ensino superior, federais e estaduais, e de institutos federais na formação dos professores, o ministro diz que estados e municípios também devem fazer um esforço para que seus docentes aproveitem a oportunidade de qualificação. Esse esforço, explica, pode ser no apoio ao transporte e alimentação quando o curso não for na cidade onde o professor reside e trabalha, na liberação de algumas aulas e até solicitando bolsas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Parceria – Com foco no professor da educação básica que não tem a formação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o plano será executado num sistema de parceria, sob a coordenação da Capes. O ritual da formação começa quando o professor entra na Plataforma Freire, cadastra seu currículo (e o mantém atualizado), escolhe e se inscreve em um curso e faz mais duas opções. Os passos seguintes são da secretaria estadual ou municipal de educação a que o professor pertence: ela analisa e valida a inscrição, autoriza a participação do professor no curso e comunica à universidade parceira; a universidade pública ou um instituto federal que recebe o pedido da secretaria matricula o professor no curso, faz a sua formação e o certifica.

Fonte: MEC
Publicado em 03/07/2009
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