quarta-feira, 29 de setembro de 2010

JOGOS


Roda Pião
Objetivo:
O jogo tem por finalidade desenvolver a relação número/quantidade, a coordenação motora e a identificação.
Material:
Papel branco, papel pardo, lápis usado ou palito de churrasco, pano, material de contagem.
Regra:
Podem participar de dois a quatro parceiros. Roda-se o pião no tabuleiro, e, conforme o número e a cor onde o pião parou, o jogador tira da mesa a quantidade de peças do material de contagem. O jogo termina quando as peças acabarem. Quando o pião parar em um quadrado branco, o jogador perde a vez. Ganha quem conseguir o maior número de peças em cada cor.
Ábaco
Objetivo:
O jogo tem por finalidade desenvolver o pensamento lógico, a relação número quantidade e a realização de operações matemáticas.
Material:
Caixas de cigarro/fósforo ou sabonete, papel colorido, papel contact transparente.
Regra:
No ábaco as peças deverão ser colocadas em sequencia lógica, considerando os atributos com relação ao numeral. Após a seqüência montada, acontecem as operações matemáticas, deslocando ou retirando peças.
Memória Tátil
Objetivo:
O jogo tem por finalidade desenvolver a percepção tátil através das semelhanças e diferenças das texturas.
Material:
Cartelas, cereais, lã, lixa, rolhas, palitos, cordões,etc.
Regra:
Após espalharem as peças na mesa, as crianças, que devem estar com os olhos vendados, procuram os pares, aquele que fizer mais pares ganha o jogo.
Jogo Lógico
Objetivo:
O jogo tem por finalidade desenvolver noções de forma, cor e quantidade.
Material:
Papel cartão(para a confecção de três dados e 180 peças divididas em três formas e seis cores.
Regra:
Neste jogo podem participar de dois a quatro parceiros. Após terem sido espalhadas sobre a mesa todas as formas (180), jogam-se os dados, um de cada vez e verifica-se o resultado. A criança que jogou seleciona as formas pela cor e pela quantidade e então retira da mesa. A criança seguinte repete a operação, e assim, sucessivamente, até se esgotarem todas as formas. Ganha quem conseguir o maior número de peças; ganha-se também pelo maior número de formas e cores.
Quebra-Cabeça
Objetivo:
O jogo tem por finalidade desenvolver a atenção, a concentração, a discriminação visual e a relação parte/todo.
Material:
Papel cartão, caixas do mesmo tamanho, figuras.
Regra:
É interessante ter na sala de aula quebra-cabeças de várias divisões, desde as mais fáceis (2, 4 ou 6 peças) às mais difíceis (menores e em maior número) Ganha quem completar a figura primeiro.
Material de Contagem
Objetivo:
Desenvolver o pensamento lógico, a noção de quantidade e a realização de operações matemáticas.
Material:
Capas de revistas ou cartazes
Utilização:
Ele pode ser utilizado para a marcação de jogos, elaboração de sequência ou formação de conjuntos.
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